Celebração

Semana é de festas religiosas em Pelotas

Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes mobilizam fiéis até o próximo sábado, quando ocorre a procissão embarcada

Carlos Queiroz -

Tradicionais festas religiosas vão homenagear figuras diferentes, mas associadas à proteção de quem tira seu sustento das águas. Durante o fim de semana, as imagens da santa católica, Nossa Senhora dos Navegantes, e da orixá Iemanjá ganham as águas de Pelotas para um encontro de fé e integração, em que a tolerância é a regra.

Os festejos começaram no domingo, com a missa de abertura da 88ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann. Na terça, quarta e quinta-feira, missas ocorrem nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, no Porto, e Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3. As igrejas pedem a doação de fraldas infantis e geriátricas, leite e alimentos em geral.

Já a 62ª Festa de Iemanjá se inicia na sexta-feira (dia 1º), às 20h30min, com saída da imagem da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros em direção ao Balneário dos Prazeres. No sábado, a orixá deve se encontrar por volta das 16h com a santa católica em frente à gruta que homenageia a divindade, localizada no Balneário.

Na Balsa, na praça Darci Pinho, onde também há uma estátua de Iemanjá, ocorre a 23ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro está prevista para as 21h do dia 1º, precedendo a abertura oficial do evento, às 22h.

No dia 2, às 15h, é a vez da procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo, em direção ao Quadrado, no Porto. A procissão fluvial está prevista para retornar às 17h, a tempo de esperar a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que vem pelo canal desde a Colônia Z-3. O encontro será à beira da água, no palco montado na praça. O encerramento ocorre às 19h.

Organização e apoio
As festas estão sendo organizadas pelas paróquias Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus, a Associação de Moradores da Balsa e a Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, com apoio da prefeitura de Pelotas. As secretarias de Cultura (Secult), Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Qualidade Ambiental (SQA), Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Transporte e Trânsito (STT), Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sanep estão responsáveis por instalações elétricas, banheiros químicos, limpeza das ruas, coleta de lixo, apresentações artísticas e musicais, controle de trânsito, além de distribuição de água.

Procissão pelas águas
A Capitania dos Portos ressaltou que os condutores de embarcações devem estar atentos às regras, e com os veículos em dia, a fim de que participem das homenagens que ocorrerão na Lagoa dos Patos. A vistoria aos barcos já é feita pela Marinha e os fiéis que integrarem as procissões precisam:
- Ter a embarcação inscrita junto à Capitania dos Portos.
Estar habilitado (o condutor) e registrado.
Apresentar o veículo em boas condições de conservação, com baterias e motor em dia.
Ter equipamentos de segurança como extintores, boias circulares, coletes salva-vidas.
(*) É imprescindível que todos os menores de idade a bordo tenham coletes próprios e que os condutores respeitem a capacidade máxima de lotação. Não é permitido ingerir bebida alcoólica; assim como no trânsito, é considerado crime.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Museu Carlos Ritter terá novo endereço Anterior

Museu Carlos Ritter terá novo endereço

R$ 800 milhões da Vale são bloqueados Próximo

R$ 800 milhões da Vale são bloqueados

Deixe seu comentário